Os termômetros registraram a marca de 8º C em Goiânia, nesta quarta-feira (27), dia mais frio do ano na capital, segundo o Centro de Informações Metereológicas e Hidrológicas do Estado de Goiás (Cimehgo). A frente fria se espalhou por todo o estado, no entanto. Na cidade de Pires do Rio, por exemplo, a temperatura mínima foi de 6º C; já na zona rural do município de Varjão, chegou a 5° C; e, em Jataí, os termômetros de rua chegaram a marcar 1° C.
Segundo o gerente do Cimehgo, André Amorim, a queda verificada pelos termômetros deve-se a uma massa de ar polar que estacionou sobre boa parte do país: “Esse ar frio derrubou as temperaturas e trouxe o frio para os goianos”. André ressaltou que até o fim desta semana, a média de temperatura poderá ficar entre 8 e 9° C na região sudoeste do estado.
O coordenador ressaltou, no entanto, que, apesar de a massa de ar polar continuar atuando em Goiás, a partir de sexta-feira (29), as temperaturas mínimas irão subir gradativamente. Um alívio para o advogado Victor Picanço, que acorda às 6h todos os dias para treinar: “O mais difícil era o vento frio no rosto, e como o clima já está seco, o ar parece entrar cortando pelo nariz. É uma sensação engraçada aqui em Goiânia, treinar com blusa de frio”.
Essa também é uma característica trazida pela massa de ar polar, explicou André Amorim. Segundo ele, a umidade relativa do ar tende a ser mais baixa, caindo ainda mais no período da tarde.
Leicilane Tomazini
Do Mais Goiás | Em: 27/05/2020 às 12:37:29