Um detento ficou ferido após tentativa de motim na Casa de Prisão Provisória (CPP) de Rio Verde, no fim da tarde de terça-feira (21). De acordo com a Diretoria-Geral de Administração Penitenciária (DGAP), a segurança do local precisou intervir usando arma não-letal. Um preso ficou ferido.
Os presos estariam insatisfeitos com uma suposta “falta de comida, água e atendimento”. Em vídeo, atribuído a um dos detentos, provavelmente feito por um aparelho celular, um homem com o rosto coberto por uma camiseta afirma que há pessoas contaminados pelo coronavírus na unidade e reclama que a unidade está com falta de comida há 30 dias.
Em outro vídeo, outros possíveis detentos também aparecem reclamando de falta de comida com pedaços de pau. Para assistir, clique no link abaixo.
https://www.emaisgoias.com.br/wp-content/uploads/2020/07/WhatsApp-Video-2020-07-22-at-08.55.00.mp4?_=1
Durante a confusão, agentes penitenciários com apoio da Polícia Militar fizeram uso de armas não-letais e acabaram ferindo um dos detentos. Ele foi encaminhado para atendimento em unidade de saúde. Parte da estrutura da unidade prisional foi danificada.
A DGAP informou, por meio, de nota que a segurança e a disciplina já estão mantidas no estabelecimento penal.
A direção da CPP de Rio Verde abriu procedimento administrativo para apuração da ocorrência, identificação e aplicação de sanção disciplinar aos autores.
O caso foi repassado à Polícia Civil. Para ssistir o vídeo, clique no link abaixo.
https://www.emaisgoias.com.br/wp-content/uploads/2020/07/video.mp4?_=2
Veja a íntegra da nota da DGAP:
“A 6ª Coordenação Regional Prisional da Diretoria-Geral de Administração Penitenciária (DGAP) informa que o fornecimento de alimentação aos custodiados da Casa de Prisão Provisória (CPP) de Rio Verde ocorre três vezes ao dia, sendo café da manhã, almoço e jantar; e que a entrega particular de alimentos e materiais de higiene aos presos (cobal) ocorre quinzenalmente, em atenção à normatização institucional, devido ao período de pandemia. Os itens da cobal entregues no estabelecimento penal seguem diretrizes do Procedimento Operacional Padrão (POP) do sistema penitenciário goiano.
A Gerência de Apoio Administrativo e Logístico da DGAP esclarece que a alimentação consumida pela população carcerária em Goiás é fornecida ao sistema prisional por empresas licitadas, que seguem protocolos de qualidade nutricional contratuais fiscalizados pela gestão prisional.
Acerca da contaminação pelo novo coronavírus, a 6ª Coordenação Regional Prisional informa que o preso da CPP diagnosticado com Covid-19 encontra-se internado, recebendo atendimento necessário, e que equipe de saúde acompanha a população carcerária para monitoramento e providências necessárias. Ainda de acordo com a 6ª Coordenação Regional Prisional da DGAP, a testagem de custodiados do estabelecimento penal deve ocorrer nesta quarta-feira, 22/07, sob coordenação do Comitê de Gerenciamento de Crise da DGAP no Enfrentamento ao Coronavírus, por meio da Gerência de Assistência Biopsicossocial da instituição. Nova testagem também já foi solicitada à Secretaria de Saúde de Rio Verde pela direção da unidade prisional”.
Eduardo Pinheiro
Do Mais Goiás | Em: 22/07/2020 às 10:11:49