
Uma técnica de enfermagem, de 21 anos, morreu no início da semana após sofrer uma parada cardíaca na cidade de Caldas Nova, região Sul do estado de Goiás. A jovem Beatriz Félix Costa trabalhava no Hospital Municipal Dr. André Alla Filho do município. Por meio das redes sociais, familiares e amigos se despediram da profissional.
Segundo informações da Secretaria Municipal de Saúde de Caldas Novas, Beatriz morreu na última segunda-feira (7/7). Ela se sentiu mal na residência onde morava, ainda no domingo (6/7), foi socorrida e reanimada por uma equipe do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU). A jovem foi encaminhada à Unidade de Pronto Atendimento (UPA) do município.
Por meio das redes sociais, conhecidos afirmaram que a jovem morreu enquanto aguardava uma vaga em uma Unidade de Terapia Intensiva. De acordo com a prefeitura de Caldas, Beatriz conseguiu a vaga de UTI no Hospital Nossa Senhora Aparecida, mas a transferência não ocorreu devido à instabilidade do quadro clínico. As causas da morte ainda são investigadas.
Ao Mais Goiás, a SMS de Caldas Novas informou que a jovem Beatriz Felix foi acolhida na sala de emergência no domingo, 06/07, às 18h45, em estado considerado pela equipe médica como sendo gravíssimo, logo após resgate domiciliar realizado pelo Serviço de Atendimento Médico de Urgência – SAMU. “Esclarecemos ainda, que mesmo com todas as dificuldades enfrentadas, não só em Caldas Novas, mas em todo Estado de Goiás, para obtenção de vagas de Unidade de Terapia Intensiva (UTI), foi disponibilizado pela gestão municipal, uma vaga no Hospital Nossa Senhora Aparecida para atendimento intensivo da paciente, o que infelizmente não ocorreu, devido à instabilidade do quadro clinico da mesma, impossibilitando inclusive, a remoção”, afirmou o órgão.
Homenagem
Ainda por meio das redes sociais, amigos e conhecidos de Beatriz lamentaram o ocorrido. “Você era incrível Bia, sempre me lembrarei da sua companhia em todo plantão. Sua bondade e amor por cada paciente sempre será lembrado”, escreveu uma colega de Beatriz.
“Muito triste, a Bia sempre foi esforçada e trabalhadora, que Des te receba de braços abertos”, dizia outro comentário.
Nota de esclarecimento
É com grande pesar, que o Governo de Caldas Novas, através da Secretaria Municipal da Saúde recebeu a confirmação do Óbito da profissional técnica de enfermagem, Beatriz Felix, ocorrido nesta segunda-feira, 08, na Unidade de Pronto Atendimento – UPA. Em razão de alguns questionamentos sobre o caso, a SMS vem a público esclarecer que:
Diante do noticiado em alguns veículos de imprensa, é fundamental apresentar, com absoluta transparência, os fatos e esclarecer que, os procedimentos adotados, foram pautados integralmente nos protocolos assistenciais e nas normas do Sistema Único de Saúde (SUS), como também, preconizados pelo Ministério da Saúde.
De acordo com o relatório de atendimento da Unidade de Pronto Atendimento – UPA, a jovem Beatriz Felix, foi acolhida na sala de emergência no domingo, 06/07, às 18:45 horas, em estado considerado pela equipe médica como sendo gravíssimo, logo após resgate domiciliar realizado pelo Serviço de Atendimento Médico de Urgência – SAMU.
Que a equipe médica e Responsável Técnico da Unidade, prefere ‘não explicitar tudo que aconteceu com a paciente’ desde a sua remoção até a chegada à Unidade de Saúde, e o que impossibilitou inclusive, a liberação da internação em unidade intensiva, por entender que, ‘isso fere a legitimidade do sigilo médico/paciente’
Esclarecemos ainda, que mesmo com todas as dificuldades enfrentadas, não só em Caldas Novas, mas em todo Estado de Goiás, para obtenção de vagas de Unidade de Terapia Intensiva (UTI), foi disponibilizado pela gestão municipal, uma vaga no Hospital Nossa Senhora Aparecida para atendimento intensivo da paciente, o que infelizmente não ocorreu, devido à instabilidade do quadro clinico da mesma, impossibilitando inclusive, a remoção.
O caso está sob investigação pelo Instituto Médico Legal (IML), e a confirmação oficial da ´causa morte` só será possível, após resultado final do exame de necropsia.
Importa informar, que o Governo de Caldas Novas tem investido continuamente na melhoria de saúde pública, tendo inclusive recentemente, iniciado tratativas voltadas à formalização de contrato para ampliação do número de leitos de Unidades de Terapias Intensivas (UTIs) disponíveis no município.
Lamentamos profundamente o ocorrido, nos solidarizamos com a família neste momento de extrema dor, e respeitosamente, nos colocamos à disposição para quaisquer outros esclarecimentos.
