Offline
https://public-rf-upload.minhawebradio.net/113401/slider/9f22fe65968d79b6f45efc1523e4c4aa.png
https://public-rf-upload.minhawebradio.net/113401/slider/80a574611830c0240c40e4d3d91929b3.png
“Se o Trump fizesse no Brasil o que fez no Capitólio, estaria sendo processado como o Bolsonaro”, diz Lula
Por Silvio Cassiano - SiCa
Publicado em 11/07/2025 14:23
Últimas Notícias

  

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva comentou o recente “tarifaço” anunciado por Donald Trump contra produtos brasileiros. Em entrevista à TV Record, gravada no Palácio da Alvorada, Lula criticou a postura do ex-presidente dos Estados Unidos e afirmou que vai tentar reverter a medida de todas as formas, inclusive com apoio da Organização Mundial do Comércio (OMC).

 

 

O anúncio da tarifa de 50% sobre produtos do Brasil partiu de uma carta pública divulgada por Trump, o que causou reação imediata do governo brasileiro. Segundo Lula, “nem verdadeira a carta é no que diz respeito à questão comercial”.

 

Homem entra em pet shop, engole peixe vivo e homenagea Donald Trump; leia

Durante a conversa com a emissora, Lula afirmou que o Brasil é um país pacífico e que preza pelo diálogo nas relações internacionais. “Quem tem que respeitar o Brasil e gostar do Brasil são os brasileiros e, ao mesmo tempo, exigir que os outros respeitem a gente. O Brasil é um país que não tem contencioso com ninguém, aqui tudo se resolve numa conversa”, declarou o presidente.

 

Lula também alfinetou Trump, dizendo que o ex-presidente norte-americano demonstra desconhecimento sobre o país. “Se o Trump conhecesse um pouco do Brasil, teria mais respeito”, afirmou.

 

 

Em outro trecho, Lula comparou Trump a Jair Bolsonaro, ao comentar os atos de invasão ao Capitólio, em 2021, e à Praça dos Três Poderes, em 2023. “Se o Trump fizesse no Brasil o que fez no Capitólio, estaria sendo processado como o Bolsonaro”, afirmou o presidente.

 

STF acredita que Trump prepara fuga de Bolsonaro para os EUA

Sobre o futuro das relações comerciais, Lula não descartou medidas duras. “Vamos tentar de todas as maneiras negociar, conversar com os americanos e com a OMC. Mas, se não tiver outra alternativa, vamos aplicar a Lei da Reciprocidade Econômica”, disse.

 

A entrevista também abordou temas como o aumento do IOF e o fortalecimento da política externa brasileira. Ao ser questionado sobre o relacionamento com presidentes dos EUA, Lula foi direto: “Eu me dei bem com todos os presidentes dos Estados Unidos”.

 

 

“Se o Trump fizesse no Brasil o que fez no Capitólio, estaria sendo processado como o Bolsonaro”, diz Lula

Comentários
Comentário enviado com sucesso!