Offline
MENU
https://public-rf-upload.minhawebradio.net/113401/slider/9f22fe65968d79b6f45efc1523e4c4aa.png
https://public-rf-upload.minhawebradio.net/113401/slider/80a574611830c0240c40e4d3d91929b3.png
Lula promove jantar com Motta e líderes
Publicado em 04/02/2026 12:53
Últimas Notícias

O presidente Lula promove, hoje (4), um jantar com o presidente da Câmara dos Deputados, Hugo Motta (Republicanos-PB), e líderes partidários para estreitar a relação do Palácio do Planalto com a Casa.

 

O encontro está marcado para as 19h, na Granja do Torto, residência de campo da Presidência da República, em Brasília. Segundo a agenda presidencial, a iniciativa marca o início de uma estratégia de intensificação da articulação política do governo.

 

O objetivo é melhorar o ambiente para a votação de projetos de interesse do Executivo, além de abrir espaço para a formação de alianças estaduais no contexto das eleições de 2026. O jantar ocorre em meio à definição do calendário legislativo e das estratégias eleitorais do governo.

 

A reaproximação acontece após meses de atritos entre o Planalto e a presidência da Câmara. Em 2025, a relação foi marcada por tensões envolvendo temas como o IOF e o projeto da dosimetria penal.

 

Além de líderes da base governista, parlamentares do Centrão também foram convidados. A equipe deste site apurou que a oposição não foi convidada pelo petista. Auxiliares do governo avaliam que o gesto pode facilitar negociações políticas e ampliar o apoio a pautas consideradas prioritárias pelo Executivo.

 

 

Prioridades do governo

Em mensagem enviada ao Congresso nesta semana, o Planalto listou como prioridades legislativas o fim da escala 6×1, sem redução salarial, e a regulamentação do trabalho por aplicativo. Lula também pediu empenho dos parlamentares para a rápida aprovação do acordo entre Mercosul e União Europeia, assinado em janeiro e ainda dependente de aval do Legislativo.

 

“Nossos próximos desafios são o fim da escala 6×1 de trabalho, sem redução de salário”, escreveu o presidente na mensagem encaminhada aos congressistas.

 

De acordo com interlocutores do governo, Lula também pretende tratar de projetos na área de segurança pública, como a PEC da Segurança e o chamado PL Antifacção, além de alinhar expectativas sobre a tramitação dessas matérias ao longo do ano.

 

O governo planeja estender o movimento de aproximação ao Senado Federal. Um encontro com o presidente da Casa, Davi Alcolumbre (União-AP), deve ocorrer após o Carnaval, em razão do esvaziamento do Senado nesta semana.

Comentários
Comentário enviado com sucesso!